“Eu não passeio muito com meu cachorro. Ele tem espaço em casa”

Normalmente, esse é um dos principais motivos pelos quais seu cachorro ainda puxa durante o passeio.

Os cachorros precisam de passeios externos de 2 a 3 vezes por dia. As caminhadas são extremamente importantes. A exposição deles a novos cheiros, novas pessoas e outros cachorros os mantém estimulados, proporcionando uma sensação de bem estar e aliviando o estresse. É muito importante também que os cães se exercitem o tempo apropriado segundo as suas necessidades.  Isso irá ajudá-lo a aliviar a ansiedade , a dormir melhor  e o principal: ser um cachorro feliz! 

 

adestramento de cãesA estimulação que as caminhadas provém é extremamente necessária para a saúde e longevidade dos cachorros.

 

 

adestramento de cães

 

A boa notícia é que os métodos que falaremos em seguida vão fazer com que esse comportamento de puxar a guia pare. E no final, eles caminharão calmos e ao seu lado.

 

1 – Mentalidade

Primeira coisa é a mentalidade positiva tanto de pessoas quanto de cachorros.

Treinamento requer paciência . É um momento de aprendizado para ambos.

Você pode fazer uma caminhada mais rápida. Não uma caminhada devagar e nem uma corrida, algo como um trote. Se você perceber que ele consegue manter o ritmo, de repente uma caminhada com bicicleta possa ajudar, desde que você não o puxe.

Seja gentil e positivo com seu cachorro.

Seu cachorro responde rapidamente ao seu tom de voz e algumas palavras-chave. Faça o uso delas constantemente, mas de forma gentil.

Cachorros atendem a um comando prontamente quando é recebido com voz gentil e firme. Evite alterar o tom de voz ou brigar. Isso só vai repreender o comportamento adequado deles. Afinal, você quer um cachorro educado, não amedrontado, correto?

Paciência é a chave do sucesso.

É importante que você brinque com seu cão antes de começar o treinamento. Exercitar seu cachorro irá acalmá-lo e isso facilitará o treinamento para uma caminhada harmoniosa.

Faça com que a caminhada seja feliz para seu cachorro.

Fazendo isso, ele sentirá prazer em receber os comandos de uma caminhada calma.

Treinamento de cachorros

Cachorros são adeptos a pegar os sinais das pessoas – linguagem corporal, tom de voz, expressão fácil. Eles entendem isso tudo.

 

 

Seja consistente com seu cachorro.

Uma das coisas que se sabe é que os cachorros podem fazer o que quiserem, a não ser que a gente os proiba.

Isso significa estabelecer regras durante o treinamento e manter-se firme e consistente durante todo o processo.

treinamento de cachorros

Recompense seu cachorro por bom comportamento. SEMPRE!

Faça paradas ocasionais para que possam farejar os cheiros que eles tanto gostam. Cães são animais curiosos e aventureiros. Acredite, passear é um dos momentos mais favoritos do dia dele. Um cachorro que passeia é um cachorro feliz!

2 - Métodos

Existem dois principais métodos para um treinamento de cachorros que puxam: Parada ou posição de árvore. Sem deixar de lado o método de reversão que falaremos em breve.

Para o método de parada ou posição de árvore, inicie a caminhada.
Assim que ele puxar a guia, pare e fique inerte como uma árvore ao seu lado.
Ele vai tentar entender o por que você parou.

treinamento caes

Não reinicie a caminha e não se movimente ate que a guia esteja frouxa novamente.

Eles devem sentar, parar, deitar ou ate ir pra trás de você e voltar pra sua lateral. Embora eles façam isso, só volte a caminhar quando a guia não estiver esticada novamente.

Repita isso quantas vezes forem necessárias. Tenha paciência. Chave do sucesso!!!

Com esse método, você não precisa falar sequer uma palavra.
Se você quiser falar, apenas diga "não puxe". Uma única vez. Não repita a ordem.

Se você repetir, eles vão entender que só devem seguir aquele comando quando você fala por muitas vezes. Cachorro tem que obedecer apenas ao primeiro e único comando.

Seguinte, temos o método de reversão.

Método super eficaz.  Esse método foi feito exclusivamente para eles.

cachorros que puxam

Ao invés de parar quando eles começarem a puxar, apenas volte.

 

Não precisa puxar a guia. Apenas mude o caminho.

Na grande maioria das vezes, o cachorro tende a voltar a puxar, pois o caminho é novo, repita o método e mude de direção novamente. Com isso, seu cachorro não vai achar normal essa mudança de caminho a todo instante e vão parar de puxar. Acredite. Funciona!

 

coleiras anti-puxão

3 - Equipamento

Tenha coleiras ou peitorais e guias confortáveis tanto para você quanto para o cachorro, afinal, equipamento de treinamento que machuca só vai piorar as coisas. Por isso as nossas guias para cachorros e coleiras para cachorros  possuem conforto extra para qualquer tipo de caminhada, inclusive as caminhadas de treinamento.

Devo usar coleiras de choque ou coleiras específicas de treinamento?

Vamos falar sobre isso. Entendemos que algumas pessoas tendem a achar que precisam de equipamentos que punam o cachorro por mau comportamento ou esquipamentos específicos para tal. 

Isso já foi amplamente discutido e reprovado. Você não precisa de equipamento especial para educar seu cachorro, seja lá qual for o mau comportamento. Cachorros são extremamente inteligentes. Para eles basta sua postura corporal e seu tom de voz. Mais nada! A coleira e a guia confortáveis são um plus no treinamento.

 

Agora vamos falar sobre esse modelo, mais conhecido como enforcador.  Entendemos que algumas pessoas se sentem mais confortáveis com esse modelo pois não precisa fazer muita força pra evitar um puxão, mas você acha justo seu cachorro ser enforcado ao puxar a guia?

coleira enforcamento

Todo treinador qualificado, diz que comportamento firme e positivo é mais eficaz do que qualquer tipo de punição e mais, serve para todas as raças de cachorros.

Comprovadamente, o peitoral Step in é de longe, o mais apropriado para qualquer tipo de treinamento de cachorros que puxam durante o passeio. Isso por que o peitoral Step in possui o fecho na parte superior das costas e uma tira que vai do peito frontal até a parte inferior do cachorro. Se o cachorro puxar, não comprometerá músculos do pescoço que são mais sensíveis.

Peitoral para cachorros | Step In

 

peitoral para treinamento de cachorros

 

Esse tipo de peitoral é indicado para cachorros que puxam muito e possuem certa dificuldade no aprendizado, além da versatilidade já conhecida.

peitoral recomendado

 

Mais dicas:

O objetivo é fazer com que seu cachorro caminhe ao seu lado ou levemente a sua frente.

Para testá-los de forma real e consistente:

Mude a rota do passeio

Ande em círculos, mude de lado na calçada, ande na direita dele, na esquerda. Isso fará com que ele busque sempre a sua posição e com isso fique sempre ao seu lado ao invés de puxar.

Jamais esqueça de recompensá-lo. Sempre!

Boa sorte e compartilhe com a gente suas experiências! :)

 


Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

Quero adotar um cachorro, e agora?
Quero adotar um cachorro, e agora?

Trazer um novo cachorro para casa é uma decisão muito importante tanto para você quanto para a vida dele. Você não está apenas trazendo um animalzinho, mas mudando a rotina de toda a sua família, de seus filhos e principalmente a do cachorro a ser adotado.
Ver artigo completo
Qual é a melhor coleira para meu cachorro?
Qual é a melhor coleira para meu cachorro?

Há inúmeros tipos de coleiras no mercado que acabam fazendo com que compremos apenas a "mais bonita" e muitas vezes detalhes importantes não são levados em consideração como segurança, praticidade de uso, conforto e durabilidade.
Ver artigo completo
Coleira ou peitoral?
Coleira ou peitoral?

Existem prós e contras que acompanham a dúvida na escolha de uma coleira ou peitoral para seu cachorro, mas você sabe o que fazer para comprar o produto ideal para seu cachorro, levando em consideração a segurança e qualidade?
Ver artigo completo

faça parte da família